5 Cuidados a ter antes de arrendar a sua casa.

gestao-arrendamentos-blog6

Deve proteger o seu imóvel através de um seguro, por exemplo, multirrisco-habitação (existe um seguro obrigatório contra incêndios). Tenha toda a documentação do seu imóvel atualizado: Licença de habitação, caderneta, predial, Certidão da conservatório do registo predial e certificado energético Peça a licença de utilização na Câmara Municipal, vai necessitar da caderneta Predial. No caso de pretender arrendar o imóvel …

É seguro arrendar a sua casa?

gestao-arrendamentos-blog2

Desde que salvaguardadas as condições em que o arrendamento é feito, a segurança não é um problema. Certifique-se de que faz um contrato de acordo com a lei (link: veja os modelos de minutas). Arrendar casa torna-se até prático, ainda mais nos dias que correm em que a mobilidade das pessoas, ao nível pessoal e profissional, por exemplo com mudanças …

Como fazer um contrato de arrendamento que o protege

gestao-arrendamentos-blog5

O contrato deve ser legal – evitar cláusulas ilegais ou abusivas Atenção a prazos, cláusulas discriminatórias, etc. Consulte um advogado. Defina claramente partes intervenientes no contrato e objeto do mesmo. Tenha especial atenção à correta definição dos inquilinos. Tenha a documentação do imóvel toda atualizada e correta. Por exemplo, a licença de utilização ou o certificado energético. Registe sempre o contrato …

Como atualizar a renda dos seus inquilinos?

gestao-arrendamentos-blog4

Processo de negociação 1. O Senhorio apresenta um valor ao inquilino e propõe a duração do contrato. 2. O Inquilino tem 30 dias para responder:  Aceita proposta – Renda é atualizada, contrato com prazo de 5 anos Não aceita proposta – Põe fim ao contrato, não aceita a renda. renda não é atualizada. Todavia não tem direito a indemnização. Tem …

5 erros a evitar no contrato de arrendamento

lisboa-fundo

Colocar o seu imóvel à disposição para arrendamento pode parecer pouco complicado. Na verdade, não tem de ser complicado. Tal como ser senhorio ou tornar-se num. Basta que tenha sempre presente, entre outros, os requisitos legais. Depois de tomada a decisão de arrendar o seu imóvel e encontrados os potenciais interessados, é chegada a altura de pensar no contrato de …

Como cobrar a renda aos seus inquilinos

gestao-arrendamentos-blog1

Não será novidade que uma relação contratual pressupõe direitos e deveres para as partes envolvidas. No que toca ao ponto da cobrança de rendas, nada como registar, mencionar e clarificar desde logo qual o modo de pagamento. Caso se opte pelo pagamento por transferência bancária, método muito frequente, deverá ficar mencionado no contrato o número da conta, respetivo NIB e …