Dicas para arrendar a sua casa sem problemas
Confira a seguir a nossa receita para um arrendamento de sucesso.
1. PROMOVA O SEU IMÓVEL PELO PREÇO JUSTO
Atribuir o valor correto de mercado atrai mais interessados em arrendar o seu imóvel, reduzindo o tempo em que este se encontra devoluto e sem rentabilidade. Por outro lado, se o seu imóvel for arrendado pelo valor justo, o tempo de permanência do Inquilino tenderá a aumentar, diminuindo a rotatividade e garantindo a sua rentabilidade.
2. ARRENDE O SEU IMÓVEL EM BOAS CONDIÇÕES
O mercado do arrendamento é cada vez mais competitivo, por isso todos os pormenores contam. Se o seu imóvel estiver em boas condições, para além de se tornar mais apelativo, evitará reclamações futuras, aborrecimentos e custos futuros com reparações e saídas de inquilinos.
3. SELECIONE CUIDADOSAMENTE O SEU INQUILINO
Um dos segredos para um arrendamento de sucesso é, sem dúvida, a selecção dos potenciais arrendatários. Deverá sempre solicitar aos proponentes arrendatários a documentação suficiente para que possa analisar se estes reúnem ou não todas as condições para arrendar o seu imóvel. Na dúvida, não arrende! É preferível demorar a arrendar, a arrendar mal!
4. REDIJA UM CONTRATO DE ARRENDAMENTO QUE O PROTEJA
O contrato de arrendamento deverá ser redigido de acordo com a Lei em vigor e não deixando omisso detalhes ou condicionantes importantes para si, pois em caso de eventuais conflitos jurídicos ou judiciais, este será uma ferramenta de extrema importância. Deverá constar em contrato:
a) Finalidade do arrendamento (habitação, não habitacional ou segunda habitação);
b) Prazo de duração e de renovação de contrato;
c) Prazos de denúncia e não renovação de contrato (para ambas as partes);
d) Forma de pagamento de renda (como e quando);
e) Penalizações (por incumprimento no pagamento e atraso, por utilização indevida, ou outros que sejam aplicáveis);
f) Descrição do estado de conservação do imóvel, listagem de equipamentos e se for o caso, também do recheio (poderá anexar fotos do imóvel);
g) Realização de vistorias e seu agendamento (a realização de vistorias estão previstas na lei e é uma forma de o Proprietário controlar o estado do seu imóvel);
h) Prazos para a realização de reparações que são da responsabilidade do inquilino;
i) Moradas válidas para comunicações entre as partes (proprietário ou seu representante legal, inquilino e fiador, se for o caso).
Nota:
Estes são alguns dos pontos gerais a ter em conta aquando a elaboração de um contrato de arrendamento, no entanto poderão existir muitos outros, dependendo de cada caso.5. PROCEDA À LIQUIDAÇÃO DO IMPOSTO DE SELO
Após a outorga do contrato de arrendamento deverá proceder à liquidação do imposto selo junto de uma repartição de finanças. O imposto selo será equivalente a 10% do valor da renda.
6. GARANTA QUE OS CONTRATOS DE FORNECIMENTO DE ÁGUA, LUZ E GÁS FIQUEM EM NOME DO INQUILINO
Os contratos de fornecimento de água, luz e gás deverão estar em nome do Inquilino, sendo este o único responsável pelo cumprimento desses mesmos contratos. Certifique-se que à data do início do arrendamento estes mesmos contratos se encontram em nome do Inquilino. Se mais tarde existirem irregularidades para com estas entidades, nomeadamente valores em dívida, facilmente comprova, através da data do contrato de arrendamento, de recibos de renda e do histórico de registos dessas entidades, que nesse período de tempo o imóvel se encontrava arrendado e que o único responsável por irregularidades é o Inquilino. Os Senhorios costumam ter, frequentemente, problemas e dissabores com estas Entidades. Aconselhamos que tenha esta questão em consideração.
7. REALIZAÇÃO PERIÓDICA DE VISTORIAS
Uma das principais preocupações dos Proprietários está relacionada com o estado de conservação do imóvel no decorrer do arrendamento. Por certo, que quase todos os Proprietários se interrogam se o Inquilino está a cuidar bem da casa! A melhor forma de prevenir grandes danos será a de realizar vistorias ao imóvel e não se deparar com o estado do imóvel só quando terminar o arrendamento, afinal prevenir é sempre melhor que remediar!
8. EVITAR CONFLITOS
Comunique regularmente com o seu inquilino. Ao criar uma relação de proximidade com o seu inquilino, é menos provável que este entre numa situação de incumprimento.
9. COMO LIDAR COM O INCUMPRIMENTO
Em situação de falta de pagamento de renda ou atraso da mesma, atue rapidamente. Comunique de imediato. Caso a situação persista, não hesite em acionar os mecanismos legais, contratando para o efeito um advogado ou solicitador. Se permitir que esta situação se prolongue, terá de lidar com um maior prejuízo.
10. SAIBA OS SEUS DIREITOS E DEVERES
Esteja bem informado dos seus direitos e dos seus deveres, por forma a evitar conflitos e custos desnecessários. Por exemplo, nem todas as reparações são da sua responsabilidade.